Posted by on 08/03/2020

As principais doenças provocadas pelo amianto são as doenças malignas principalmente o mesotelioma pleural, o cancro do pulmão e da faringe que para além da diminuição da imunidade também provocam problemas respiratórios graves.

Outra doença provocada pelo amianto é a asbestose pulmonar que apesar de benigna provoca insuficiência respiratória grave (DPOC).

Tem se verificado que esta pandemia, provocada pelo corona virus, afeta principalmente as pessoas com diminuição das suas defesas imunitárias, ou insuficiência respiratória, provocando pneumonias virais bilaterais graves que tem sido a principal causa de morte dos doentes infetados por este vírus.

Por estas razões os pacientes com doenças provocadas pelo amianto são um grupo de grande risco para o COVID 19. Neste sentido sugerimos um conjunto de recomendações para os pacientes com doenças provocadas pelo amianto que ajudem a prevenir o contágio com o novo Coronavirus:

– Isolamento Social, permanecendo em casa evitando ao máximo o contato com pessoas;
– É fundamental higienizar a casa, arejar e fazer a manutenção do ar condicionado;
– Manterem se sempre bem protegidos do frio com vestuário adequado e manter a habitação aquecida;
– Lavar frequentemente as mãos com desinfectante;
– Alimentação equilibrada com peixe, carne, legumes e fruta;
– Beber muitos líquidos especialmente quentes nomeadamente chá para manter uma hidratação adequada;
– Continuação da administração da medicação corretamente. Se sentirem agravamento respiratório devem contatar o médico assistente;
– Os doentes com doenças provocadas pelo amianto tem frequentemente outras doenças como a diabetes que deve estar compensada. Se verificarem descompensação da diabetes devem contatar o médico assistente;
– Ter sido vacinado contra a pneumonia, mas se não tiverem consultem o médico assistente;
– Contato imediato com a Linha SNS 24 para o 808 24 24 24, caso sinta alguns dos sintomas nomeadamente febre, tosse ou falta de ar.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/quercusong/websites/cirsites/sosamianto/wp-includes/functions.php on line 4344