Apresentação

Desde o ano de 2003 que a Quercus acompanha a temática do amianto participando nas consultas públicas para promover legislação sobre esta temática ou na promoção do debate transversal sobre o tema e pressionando os diversos organismos públicos para a necessidade de realizar o Levantamento aos Edifícios Públicos e Privados contendo amianto.
Com o passar dos anos considerámos que era prioritário trabalhar o tema, pelo risco e os impactes associados à exposição de fibras de amianto, pelo que dedicámos os nossos esforços na promoção de conhecimento, informação e sensibilização sobre esta matéria. Por outro lado, contribuímos para um maior debate público, conseguindo que fosse levado a cabo pelos Governos uma avaliação aos materiais presuntivamente contendo amianto nos edifícios públicos, bem como uma maior atenção com os edifícios privados.
Depressa chegámos às vítimas e aos familiares das vítimas, pelo que considerámos que era tempo de constituirmos um Grupo de Apoio a estas, denominado por SOS AMIANTO.

Missão

A Missão do SOS AMIANTO – Grupo de Apoio às Vítimas do Amianto assenta em três pilares essenciais: Informar, Aconselhar e Sensibilizar.

O SOS AMIANTO é o primeiro grupo dedicado a apoiar as vítimas do amianto, quer as que estiveram expostas às fibras de amianto por exposição ocupacional ou ambiental, quer os seus familiares.
É nosso objetivo divulgar informação sobre o tema, pelo que pretendemos desenvolver candidaturas a financiamentos para a promoção de eventos de sensibilização e comunicação, aconselhamento sobre os riscos associados à exposição a este carcinogénico, sobre os exames de rastreio ou outros exames médicos que permitam a avaliação dos impactes associados à sua exposição, informar sobre empresas e laboratórios que avaliem e caracterizem os materiais contendo amianto, bem como sobre as empresas que removem este tipo de materiais, avaliar e aconselhar sobre os mecanismos judiciais para a classificação de “vítima de exposição a amianto”, bem como informar sobre as soluções e materiais alternativos.
Contaremos com o apoio de voluntários especialistas bem como de mecenas para apoiar o desenvolvimento da atividade. O tema do amianto deixaria de ser trabalhado pelo CIR que passaria a albergar as temáticas relacionadas com a Economia Circular e Resíduos, passando a ser tratado por esta estrutura, que ficaria igualmente a meu cargo.

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/quercusong/websites/cirsites/sosamianto/wp-includes/functions.php on line 4669