A SOS Amianto está a trabalhar em parceria com os SMAS de Sintra, para analisar a situação atual dos trabalhadores e contribuir para melhor ainda mais as condições dos mesmos em relação a situações de eventual exposição ao amianto, dotando-os de conhecimento e “ferramentas” que promovam a prevenção e a proteção dos riscos do amianto.
Esta parceria antecipa todos os critérios estabelecidos Diretiva 2023/2668 do Parlamento Europeu, que será transposta pelos Estados Membros até final de 2025, reforça que o amianto é um agente cancerígeno de alto risco, posicionando o SMAS de Sintra na linha da frente em matéria de proteção contra o amianto.
Nesta parceria a SOS Amianto está a acompanhar quatro áreas especificas -abastecimento de água e saneamento, recolha de resíduos, transporte e armazenamento. Este foi o dia de acompanhar as intervenções de manutenção das condutas de abastecimento de água no terreno.
Sensibilizar e capacitar os trabalhadores sobre os riscos de exposição ao amianto é proteger a sua saúde e cuidar dos trabalhadores, melhorar os serviços e gerir os recursos de forma mais eficiente.


